segunda-feira, 20 de abril de 2009

Prevenir é melhor do que remediar.

Essa frase é bem antiga e bem verdadeira, desde a antiguidade até os dias atuais essa verdade está presente. Prevenir ainda é melhor que remediar, em tudo na nossa vida, inclusive em relação ao abuso sexual.

Quando uma criança ou um adolescente são vítimas de abuso sexual, lhe é apresentado um mundo novo, cruel e sórdido.

Eles acabam conhecendo o sexo de forma deturpada, o que pode ocasionar traumas com efeitos a longo prazo que ainda não se conhece totalmente.

A prevenção serve justamente para que se evitem novos abusos e em conseqüência novos traumas.

A prevenção deve acontecer em todo e qualquer lugar, em casa pelos pais, na escola pelos educadores, nas entidades de apoio através de cartazes. Não existem hora nem lugar certo para atuar na prevenção, todo lugar é o lugar certo e a todo o momento.

Pedimos para os pais ficarem atentos com seus filhos, pois não é fácil identificar uma criança abusada e um adolescente abusado é mais complicado, pois muitas vezes eles camuflam os sinais de um abuso.

Pedimos aos educadores que prestem atenção nas crianças que apresentarem alguma mudança de comportamento, isolamento, dor nos genitais, timidez excessiva e demais sintomas que listaremos ao longo de nossas postagens.

Nem sempre esses sintomas serão advindos de abusos, mas cabe a nós ficarmos alertas e procurarmos o motivo dessas reações deles.

A melhor forma de evitar tantos casos de abuso continua sendo a prevenção. Ajude-nos a divulgar essa causa, só queremos ajudar a prevenir esse mal que tanto tem afetado nossas crianças e nossos adolescentes.

Nós estamos fazendo a nossa parte, faça você também a sua e só assim algum dia poderemos viver em um mundo melhor.

Obrigada a todos

0 comentários:

Postar um comentário