segunda-feira, 27 de abril de 2009

Superando Abusos

É possível superar e vencer as lembranças de uma violência sexual?

Possível é sim, e essa recuperação só depende de você mesmo.Esse processo pode durar dias, meses, anos e pode até demorar a acontecer, isso vai depender única e exclusivamente de sua vontade.Se você se esforçar, acreditar que pode melhorar e se dedicar a essa melhora, em pouco tempo você já estará vivendo melhor, e em breve, estará totalmente pronta para viver sua vida, sem medos, traumas, dores ou revoltas do passado.Irei te indicar alguns caminhos que te ajudaram a encontrar forçar para buscar sua recuperação, mas isso não é tudo, e ao longo do caminho você encontrará novos desafios e novos caminhos que terá de aprender a trilhar, e que terá de trilhar sozinho.

* Não se culpar pelo que aconteceu.

* Não tentar aliviar a dor do abuso sofrido através de meios como: álcool, drogas, comer compulsivamente, automutilação, e outros meios que podem te prejudicar invés de te ajudar.

* Busque atividades como música, pintura, escultura; não esqueça seu lado espiritual, seu verdadeiro ser.

* Se cuidar com carinho sempre, se olhar no espelho com a cabeça erguida, pois você foi forte e venceu, sobreviveu, e não merece sofrer mais por causa do erro de outro ser humano.

* Se você for mulher, se produza, se arrume, vista sua melhor roupa, use perfumes, maquiagens, não se esqueça que você é mulher e que merece ser feliz e não deve se esconder dentro de uma casca feia, deve se produzir para si mesma.

* Você deve tirar o proveito positivo das coisas, ainda que seja pelo ensinamento do que passou.

* Lembre-se que o fato de você estar vivo já é uma dádiva divina, visto que muitas vítimas de violência sexual morrem, seja por machucados ou até mesmo, pois seus agressores as suicidam para que as vítimas não os denunciem.

* Denuncie, pois, isso te ajudará a sentir que fez o que deveria fazer, e alivia a culpa que pode sentir pensando que deixou seu agressor livre para abusar novas pessoas e ou voltar a te abusar.

* Procure ajuda, seja com amigos, familiares, professores, instituições, comunidades, blogs. Não importa onde irá procurar ajuda, mas procure. Muitas vezes, uma conversa pode mudar tua vida.

* Evite situações, pessoas e objetos, que te lembrem o que aconteceu. Lembranças são inevitáveis, mas o que faz delas construtivas ou destrutivas somos nós mesmos. Nós é que fazemos com que aquela lembrança nos afete ou não.

* Você tem o poder de lembrar tudo que aconteceu sem ter vontade de sumir, pois, ao lembrar-se da situação, lembre-se que você está viva, e que hoje, isso não acontece mais.

* Prepare-se para ajudar outras pessoas, seja voluntária em asilos, casas da criança, orfanatos, e outras instituições que precisam de trabalho voluntário.

* Leia bons livros, faça uma leitura que te agrade, que te de forças, esperança.

* Entre em contato com os amigos, relembre sua infância, adolescência, relembre tudo de bom que já aconteceu em sua vida, e veja que o abuso sofrido, não é nada comparado a tudo de bom que já passou por você. A violência sofrida foi uma pedra em seu caminho, e você é quem escolhe se vai passar por cima dela, se vai tropeçar nela, ou se irá pegá-la, guardá-la e usa-lá futuramente para construir um castelo.

* Procure sites bons, sites de mensagens de positivismo, sites que te ajudem nessa busca por si, nessa busca pela tua melhora. Peça indicações aos amigos de confiança, e passe um tempo vendo sites edificantes.

* Procure sites bons, sites de mensagens de positivismo, sites que te ajudem nessa busca por si, nessa busca pela tua melhora. Peça indicações aos amigos de confiança, e passe um tempo vendo sites edificantes.

* Nesse blog temos uma lista de sites favoritos sobre assuntos relacionados á abuso sexual, eu mesma fiz a lista e sempre estou renovando ela, entre em algum desses sites e tire o máximo de proveito dele.

* Tire proveito de tudo que lhe aconteça, bom ou ruim, pois, se te aconteceu, alguma valia tem.

0 comentários:

Postar um comentário